sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasília, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Bom dia,

Encaminho para vosso conhecimento, sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.

Nacionais:

- Economia vai crescer 7,3%, prevê agora o BC. O Banco Central elevou a previsão de crescimento da economia em 2010 de 5,8% a 7,3% - acima das estimativas feitas pelo mercado e pelo Ministério da Fazenda. A projeção de inflação também subiu, para até 5,4%; (1)

- Desemprego pode ser o menor do governo Lula e da história; (4)

- FGTS vai ser aceito em nova oferta de ações da Petrobras. O presidente Lula sancionou a lei que trata da capitalização da Petrobras mantendo autorização para trabalhadores que já têm recursos do FGTS aplicados em ações da estatal investirem até 30% do saldo do fundo na compra de mais papéis; (1)

- Investimento de empresas bate recorde. Levantamento mostra que, no primeiro trimestre, o investimento representou 8,3% do faturamento líquido de um grupo de 500 empresas; (2)

- Crédito e safra recordes projetam crescimento do agronegócio gaúcho. No lançamento oficial da 33ª Expointer no Parque Assis Brasil, em Esteio, líderes rurais estimaram desempenho pelo menos igual ao histórico de 2009; (1)

- Venda de supermercados cresce 3,8% em maio na comparação anual. Em relação a abril, vendas do setor apresentaram avanço de 0,03%, segundo dados da Abras; (2)

- Abate de frangos totalizou 1,2 bilhão de unidades no 1º trimestre. Dado mostra estabilidade em relação ao trimestre anterior e alta de 7,3% ante igual período de 2009. (2)

Política

- Lula indica dois desembargadores para ministros no STJ; (2)

- Lula rejeita que 'não há solução' para o Oriente Médio. Brasileiro se encontra com presidente sírio Bashir al-Assad e diz que País quer ter papel crucial na região; (2)

- Lula critica antecessores que não incentivaram jovens pobres a entrar no ensino superior; (3)

- Lula estabelece regras para transição após eleição; (5)

- Esperar vitória no 1º turno não é 'prudente', diz Dilma; (2)

- PSC desiste de apoiar chapa de Serra e opta por candidatura de Dilma; (3)

- Hélio e Patrus com a bênção de Dilma. Articulada pelo Planalto, chapa PMDB-PT ao governo de Minas é oficialmente lançada em ato público na Praça da Assembleia, com a presença de militantes, da candidata petista à Presidência e de seu vice, Michel Temer (PMDB); (1)

- Reviravolta nas eleições. TSE apavora o meio político ao definir que presidenciáveis estão proibidos de aparecer na propaganda eleitoral caso haja na coligação estadual partidos com concorrentes ao Planalto; (1)

- Serra cede ao DEM e aceita vice ligado a Cesar Maia. Deputado Índio da Costa é escolhido após crise deflagrada há cinco dias com indicação do tucano Álvaro Dias. Sob pressão do DEM e diante do risco de desmonte da própria candidatura presidencial, o PSDB trocou a indicação do senador tucano Álvaro Dias (PR) pela do deputado federal Antônio Índio da Costa (DEM-RJ) para o posto de vice-presidente na chapa de José Serra; (1)

- Vice de Serra é alvo de denúncia do PDT. Antes mesmo de ser confirmado na convenção nacional do DEM como candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB) ao Planalto, o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), já é alvo de denúncias da oposição. Meia hora depois do anúncio feito pelo presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que Índio da Costa será mesmo o vice, o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), postou no twitter que ele foi alvo de CPI sobre superfaturamento em merenda escolar, quando ainda era vereador do Rio; (3)

- Para Jefferson, vice do DEM enfraquece Serra. O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, afirmou hoje que a escolha de um vice do DEM para o presidenciável José Serra (PSDB) enfraquece e deixa "vulnerável" a candidatura do tucano. Para Jefferson, a presença de um democrata na chapa liga o nome de Serra às lembranças do eleitor sobre o Mensalão do DEM, protagonizado pelo ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; (5)

- Garotinho é forçado a desistir. Com ataques à imprensa e ao Judiciário, acusados por ele de dificultarem sua candidatura, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) anunciou ontem que desistiu de voltar ao cargo nas eleições deste ano. Beneficiado por liminar do TSE, que suspendeu a decisão do TRE de torná-lo inelegível, Garotinho se lançou candidato a deputado federal. O pouco tempo na TV e a falta de dinheiro, disse, também pesaram. (1)

Esportes:

- Copa 2010 - Seleção brasileira chega em clima de tranquilidade em Port Elizabeth; (2)

- Copa 2010 - Pelé diz que argentino Diego Maradona não é bom treinador; (2)

- Copa 2010 - Em boa forma, Forlán ajuda Uruguai a chegar às quartas de final. (2)

Internacionais:

- ONG ligada a Mandela diz ver risco de onda de xenofobia.A Fundação Nelson Mandela, ONG ligada ao ex-presidente sul-africano, vê risco de violência contra estrangeiros na fase final da Copa do Mundo, relatam as enviadas Laura Capriglione e Paula Cesarino Costa. Refugiados do Zimbábue dizem sofrer ameaças de gangues em favelas. A Fifa anunciou que os jogos das quartas de final serão usados como "plataforma contra discriminação"; (1)

- Eleição expõe fragilidade de Merkel. A chanceler alemã Angela Merkel sofreu ontem ao longo de três votações na Assembleia Federal para conseguir eleger seu candidato, o democrata-cristão Christian Wulff, presidente da Alemanha, cargo de valor simbólico. A eleição expõe a fragilidade da chanceler, que, desde setembro, enfrenta divisões no governo de coalizão. Analistas já põem em dúvida a capacidade de Merkel de comandar o país; (1)

- Escândalo sobre espionagem não afetará laços com EUA, diz Rússia; (2)

- Israel quer diálogo direto e incondicional com palestinos. Declaração de ministro é feita durante visita do enviado especial americano para o Oriente Médio. (2)

Brasília/DF:

- STF rejeita intervenção por ampla maioria: 7x1.O primeiro voto contrário à violação da autonomia política do Distrito Federal partiu de Cezar Peluso, presidente do Supremo e relator do caso. Ele considerou que a ordem foi restabelecida na capital da República, não havendo sentido para uma medida tão drástica como a intervenção; (1)

- PP deve anunciar coligação com a chapa de Agnelo; (3)

- A cadeira maldita. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) acaba de cassar o mandato do deputado Roberto Lucena (PR) por infidelidade partidária. O médico assumiu o mandato com o afastamento e depois cassação de Eurides Brito (PMDB) que, por sua vez, virou deputada com a renúncia de Pedro Passos (PMDB); (3)

- DEM confirma apoio à candidatura de Roriz ao Governo do DF.

- O tempo em Brasília ficará hoje entre 13° e 26°. Sol com algumas nuvens. Não chove. (3)

Fonte:

(1)-h ttp: //clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir

(2)-h ttp://www11.estadao.com.br/ultimas/

(3)-h ttp://www.ejornais.com.br/jornal_correio_brasiliense.html

(4)-h ttp://www.emtemporeal.com.br/

(5)-h ttp://www.jornalalobrasilia.com.br/noticias/

(6)-h ttp://www.jornaldebrasilia.com.br/site/index.php

4 comentários:

  1. gislaine adorei ter aprendido a postar blog, estas notícias que voce posta são interessantissimas, pois nos deixa por dentro das atualidades. continue postando essas preciosidades para seus alunos de história VII, ficarem por dentro do que se passa no Brasil e no mundo.

    ResponderExcluir